Domingo, 27 de fevereiro de 2022
Última Modificação: 21/03/2022 14:51:04 | Visualizada 150 vezes
Ouvir matéria
Querência do Norte recebe plano de desenvolvimento regional integrado O documento faz parte do programa Paraná Produtivo, que tem foco no desenvolvimento produtivo integrado entre os municípios, com foco no turismo.
Os municípios da AMUNPAR receberam nesta quinta-feira (24/02) seus planos de desenvolvimento produtivo regional, resultado do Programa Paraná Produtivo. A entrega foi feita pelo secretário de Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge e pelo Superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná Aldo Nelson Bona. O evento aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Noroeste do Paraná (Amunpar). O programa é uma iniciativa do Governo de Estado, por meio da Secretaria de Planejamento, para estruturar o desenvolvimento das regiões que não possuíam planejamento econômico integrado. Todo o processo inclui diversas oficinas de diagnóstico, análise de oportunidades e parcerias, priorização de ações e investimentos, além de envolver diversos setores dos municípios.
O documento entregue aos prefeitos e representantes em formato de livro conta com a metodologia, o diagnóstico, as oportunidades e parcerias, além das prioridades da região, dando um suporte fundamental para nortear seus investimentos.
"Durante quase um ano estamos trabalhando de forma integrada com os demais municípios da região, fazendo relatórios, e com os resultados foram propostos 20 ações voltadas ao desenvolvimento produtivo de nossa região" disse Guto Renato Berto diretor de Turismo e representante da Prefeitura Municipal de Querência do Norte que participou do evento.
PROPOSTAS - Serão ações voltadas ao desenvolvimento produtivo, que enfatizaram o foco de investimentos na região. Entre as iniciativas estão o fortalecimento da agricultura familiar, o fomento ao turismo e ecoturismo. O investimento em tecnologia e na promoção de ambientes de inovação também é uma das prioridades no plano. Na área de infraestrutura, o documento prevê a melhoria da logística rodoviária e investimento em energias renováveis.
GOVERNANÇA REGIONAL - Após a entrega dos planos de desenvolvimento produtivo, o Governo do Estado vai estimular o fortalecimento da governança regional e desenvolver uma plataforma para gestão dos projetos, para que as prioridades elencadas possam ser realizadas e avaliadas.
MUNICÍPIOS - Os municípios da região de Paranavaí que receberam os planos são: Alto Paraná, Amaporã, Cafeara, Colorado, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Guairaçá, Inajá, Itaguajé, Itaúna do Sul, Jardim Olinda, Loanda, Lobato, Marilena, Mirador, Nossa Senhora das Graças, Nova Aliança do Ivaí, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranapoema, Paranavaí, Planaltina do Paraná, Porto Rico, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Inês, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica, Santo Antônio do Caiuá, Santo Inácio, São Carlos do Ivaí, São João do Caiuá, São Pedro do Paraná, Tamboara, Terra Rica e Uniflor.
Querência do Norte inicia obras de tubulação e calçamento no Porto Natal
BRB realiza visita à Prefeitura de Querência do Norte para apresentação de previdência complementar
Sicredi reafirma parceria com a Prefeitura de Querência do Norte